A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE O DEPARTAMENTO JURÍDICO E A ÁREA DE COMPLIANCE PARA REDUÇÃO DAS DEMANDAS TRABALHISTAS

A advogada Áurea Scarano publicou interessante artigo sobre a necessidade de maior aproximação entre o departamento jurídico das empresas e as áreas de compliance, principalmente no que se refere às questões trabalhistas.

A área de compliance tem por objetivo agir em conformidade com leis e regulamentos internos e externos. Logo, estando o departamento jurídico alinhado com o setor de compliance das empresas, apontando de forma clara e assertiva as normas e leis vigentes, bem como as adequações necessárias para segui-las, teremos a diminuição significativa de demandas judiciais, igualmente os riscos de passivos que geram custos e até mesmo prejuízos para a sociedade empresarial.

Dra. Áurea aponta que ” o trabalho do gestor de departamento jurídico que se alia, colabora e promove trocas com o departamento de compliance da empresa fatalmente levará a redução do ajuizamento de demandas trabalhistas, pois reforçará não só a sedimentação da cultura de agir em conformidade, mas pautará as decisões do empresariado no sentido de preservar a relação com o corpo de empregados, tornando a empresa uma cumpridora de normas trabalhistas e, por consequência, uma respeitadora dos direitos dos empregados […]”.

Neste sentido, o escritório GRS tem profissionais competentes e preparados para auxiliar os empresários nesta tarefa, focando sempre nas melhores tomadas de decisões. Leia o artigo na integra através do link https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/o-gestor-de-departamento-juridico-interno-em-parceria-com-a-area-de-compliance-11022019